Linha do Tempo

2010 – 2011 – Chegada ao Rio Comprido

Chegamos ao Rio Comprido em 2010 através da EMEF Maria Luiza, aonde íamos aos domingos levar carinho, reforço escolar, o Reiki, as brincadeiras e um almoço feito com muito amor, ao final havia entrega de cestas básicas. E, entre muita poeira e bastante vontade em auxiliar na educação e desenvolvimento das crianças, iniciamos um relacionamento baseado no acolhimento e no amor.

60 assistidos;
Registro Oficial do Estatuto da Associação Fênix;
Oficinas de Balé e Capoeira; Entrega de cestas básicas;
Encontro de Mulheres.

2012-2013 – Inauguração do Espaço FENIX

Passados três anos do nascimento oficial da Fênix, o grande desafio foi conquistar a confiança das crianças e das famílias, trazendo-as para nossa instituição com muito amor e carinho. O segundo passo foi transformar a credibilidade, os valores e o idealismo de seus instituidores em resultados no trabalho realizado. E assim, foram iniciadas parcerias com empresas como Gerdau e Ericsson e com o setor público: CRASS, EMEI, EMEF e Posto de Saúde, com atendimentos aos familiares dos educandos e às pessoas da comunidade. Marcos 2012 – 2013:

Mais de 250 assistidos;
Inauguração do Espaço Fênix no Rio Comprido;
Novas oficinas: Reforço escolar e informática;
Projeto Meio Ambiente: Gerdau
Programa Comida é para todos: Fênix e Ericsson
Apoio psicológico;
Mocidade Anjos do Resgate;
Dia da Beleza e apoio à Comunidade;
Continuidade dos projetos e oficinas dos anos anteriores.

2014-2017 Mosaico Sócio Cultural

Em 2014 novos projetos foram iniciados e finalmente foi firmada parceria com a Prefeitura de Jacareí, disponibilizando o espaço Fênix gratuitamente para reuniões e atividades da comunidade e dos serviços da prefeitura, como orçamento participativo, reuniões da Pró Lar para a legalização do bairro, área da saúde, reuniões de gestantes, hipertensos, etc. É um trabalho em rede que atende famílias em extrema vulnerabilidade social, agregando o posto de saúde, as escolas EMEF e EMEI e as igrejas locais.
Todo esse trabalho permitiu uma maior visibilidade do bairro, trazendo o asfalto e iniciando o processo de legalização.

Em 2015 foi assinado o contrato de patrocínio da Petrobras para o Projeto Mosaico Sócio Cultural que ofereceu diversas oficinas na área da cultura (Balé, Break, Violão, Flauta, Percussão, Coral, Teatro Psicopedagógico), além da área profissionalizante com as oficinas de Capacitação Profissional e Patchwork. Este projeto permitiu um desenvolvimento considerável das crianças e adolescentes que participam das diversas atividades e foi um divisor de águas para a Fênix, pois levou a instituição à um patamar muito maior, com a quantidade de oficinas oferecidas e consequentemente, o número de participantes.
Esse desafio demandou uma revisão dos métodos de trabalho e de gerenciamento, levando à um profissionalismo maior no desenvolvimento das atividades. ​

Ao final do contrato de patrocínio do Projeto Mosaico Sócio Cultural, em meados de 2017, a Fênix aceitou o desafio de buscar recursos para a continuidade do projeto. ​

Início de novas oficinas: Taekwondo e Projeto Construindo Relações

​Marcos 2014 – 2017:
Mais de 500 assistidos;
Projeto Mosaico Sócio Cultural;
Projeto Conectando Sonhos, com Johnson e The Resource Foundation (Estados Unidos);
Novas oficinas: Contação de histórias (com voluntários) e Grafitti (com Gerdau);
Intercambio Cultural – com Aiesec Programa Apadrinhe uma criança;
Parceria com Prefeitura e escolas;
Continuidade dos projetos e oficinas dos anos anteriores.

2018-2021 Isaac no Bolshoi

Em 2018, tivemos a honra da aprovação do Isaac,  um de nossos primeiros alunos de ballet, na Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, uma das melhores escolas de ballet do mundo. Isaac chegou pra nós ainda pequeno e tornou-se destaque no ballet logo nas primeiras turmas.

No ano seguinte, em 2019, inauguramos o Studio de dança com o nome da nossa amada professora de Ballet, Luciana Ribeiro, professora  que está conosco desde 2010, quando  iniciou as turmas de ballet da Fênix.

Também em 2019 iniciamos a segunda unidade da Fênix no bairro Pagador de Andrade em Jacareí onde, desde então,  oferecemos, aulas de ballet e capoeira, além de uma biblioteca.

Em 2021 iniciamos a terceira unidade da Associação Fênix, agora em São José dos Campos na ASSECRE, bairro Chácaras Reunidas, expandindo nossos atendimentos para comunidades carentes desse bairro, onde iniciaremos oficinas como ballet, capoeira, luta olímpica e judô.

Marcos 2018-2021

Inauguração do espaço literário no Rio Comprido.

1° visita ao zoológico

Passeio das crianças na Maria Fumaça em Guararema

Regularização fundiária do Rio Comprido

Conquista do CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social

Certificação de Transparência e boas práticas – Phomenta

5 anos do projeto Sopa Acolhedora.